O impulso pode nos levar ao caos pessoal e profissional. O homicídio, salvo o premeditado, deriva de impulso do agressor, ferido em seus sentimentos mais íntimos, mesmo que a terceiros as razões para o ato extremo não encontrem justificativas.
Planejar é estabelecer o fim almejado e os meios de atingimento. Empreender sem planejar geralmente termina no insucesso negocial. Mas, existe um método para empreender?
O método que proponho se desenvolve em passos.
O primeiro passo consiste em duvidar de fórmulas milagrosas para o negócio a ser iniciado. Se deu certo para alguém, não significa que dará certo pra você. As experiências profissionais, motivação, recursos financeiros, mercado, etc. são diferentes e variantes.
No segundo passo se analisam detalhadamente os agentes econômicos que atuam no mercado que você quer entrar. Localização, fornecedores, consumidores, tributação local, estadual e federal, incentivos e benefícios econômicos e financeiros, mão-de-obra, receitas, despesas, etc.
No terceiro, com esses dados em mãos, você os consolida e os interpreta. Os resultados encontrados embasarão a tomada de decisão. Os concorrentes e o mercado passam a ser conhecidos. Seus segredos de sucesso ou derrocada ficam mais evidentes.
O quarto passo determina que você anteveja o mercado nos próximos cinco anos, ao menos. Para isto, contrate consultoria ou empresas especializadas nesses nichos de mercado. Saber o que Poder Público planeja é de suma importância. Preocupe-se com os concorrentes locais, nacionais e internacionais. Descubra que se há previsão de investimentos na área perscrutada. Esteja atento às inovações tecnológicas e invenções em seu setor.
No quinto passo você efetivamente se lança na iniciativa privada. Seja como industrial, comerciante ou prestador de serviços, ou em todos ao mesmo tempo, precisará de um diferencial de mercado, tal como preço menor, qualidade superior, entrega mais rápida, pós-venda just in time, entre tantos diferenciais.
A premissa deste meu método é a constante dúvida sobre a eficácia das fórmulas de sucesso. Assim, até este método se põe em dúvida. Esta serve de orientação e lema quanto ao seguinte: sempre inove, reduza custos e despesas, tenha foco e resiliência.
AUTOR:
DEUSMAR JOSÉ RODRIGUES
Contador e Advogado
CONTATO:
www.ottcontabilidade.com.br
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Av. T-7, n.º 371, Edif. Lourenço Office, salas 1102 e 1103, Setor Oeste, CEP 74140-110, Goiânia (GO)
Direitos Reservados à ® | 2025