A participação dos serviços no Produto Interno Bruto brasileiro é de mais de setenta por cento.
O setor de serviços reúne uma gama muito ampla de atividades, desde serviços pessoais simples até serviços industriais complexos.
A tendência de integrar produtos e serviços, conhecida como servitização, parte do pressuposto de que os consumidores estão mais interessados no uso do produto do que ter sua propriedade.
Os teóricos destacam quatro aspectos tradicionais dos serviços:
- intangibilidade;
- heterogeneidade;
- simultaneidade entre produção e consumo;
- não transmissão do direito de propriedade.
Inovações incluem tanto serviços novos ou melhorados, quanto novas formas de prestar e entregar serviços. São exemplos destas inovações:
- self-service
- peer to peer
- crowdfunding
Para inovar, é necessário incorporar as características de cada tipo de serviço.
Citar as inovações mais impactantes ajuda a mostrar que o setor de serviços também se inova, mesmo por que os prestadores de serviços são obrigados a inovar em algum ponto, e com isso, se tornarem conhecidos e admirados pelos consumidores.
O Facebook e Youtube são modelos evidentes de negócios que excluem a necessidade de investimentos em conteúdos próprios.
A eliminação de pessoa intermediária se vê nos serviços do WhatsApp, Amazon e Mercado Livre.
O aproveitamento de bens ociosos emplacou com Airbnb e Uber.
E a servitização ganhou impulso com a Netflix e Spotify.
Para aumentar o ganho de um serviço de menor escala, o prestador precisa abandonar a precificação por hora trabalhada ou por consulta, e focar em modelo de serviço que rende independentemente do tempo de prestação.
Muitos profissionais, como contadores, advogados, médicos, consultores, utilizam tecnologia na prestação de serviços, mas o serviço tende a permanecer personalizado, e com custos operacionais elevados.
Este desafio está posto, e quem quiser prosperar, terá de investir em inovação tecnológica e em novas formas de prestação de serviços.
Referência: Inovação em serviços na economia do compartilhamento/Paulo Bastos Tigre, Alessandro Maia Pinheiro (coords). São Paulo, Saraiva Educação, 2019.
RESENHADO POR:
DEUSMAR JOSÉ RODRIGUES
Contador e Advogado
CONTATO:
www.ottcontabilidade.com.br
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Av. T-7, n.º 371, Edif. Lourenço Office, salas 1102 e 1103, Setor Oeste, CEP 74140-110, Goiânia (GO)
Direitos Reservados à ® | 2025