Logo

Demonstrações Contábeis e Coronavírus

As Demonstrações Contábeis também serão contaminadas pelo Coronavírus (COVID-19), principalmente o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

 

As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.

 

E o impacto da doença levará a que as empresas façam divulgações adicionais quando o cumprimento dos requisitos específicos contidos nas normas, interpretações e comunicados técnicos é insuficiente para permitir que os usuários compreendam o impacto do Coronavírus sobre a posição financeira e patrimonial e o desempenho da entidade[1].

 

A entidade deve avaliar, ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. O ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável, sendo exemplo a perda de exportação para os países com o Coronavírus[2].

 

Os ativos expostos ao Coronavírus poderão sofrer redução. Aí entra a questão do valor justo.

 

O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade. O objetivo da mensuração é estimar o preço pelo qual uma transação não forçada (livre concorrência) para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado[3].

 

Feitas estas consideramos, ressalta-se que o mais importante é que a companhia ou empresa seja transparente em suas relações com investidores, colaboradores e com o mercado. Afinal, ocultar informações somente leva a perda de credibilidade, de valor patrimonial e de market share, quando a verdade vem à tona.

 

AUTOR:

DEUSMAR JOSÉ RODRIGUES

Contador e Advogado

 

CONTATO:

www.ottcontabilidade.com.br



[1] NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis. Código Civil, art. 1.179.

[2] NBC TG 01 (R4) – Redução Ao Valor Recuperável de Ativos. Lei 6.404/76, art. 183, § 3º.

[3] NBC TG 46 (R2) – Mensuração do Valor Justo. Lei 6.404/76, art. 183, I, ‘a”.

 

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Fale Conosco

Fone(s): (62) 3624-4268 / (62) 3624-4139

contato@ottcontabilidade.com.br

Localização

Av. T-7, n.º 371, Edif. Lourenço Office, salas 1102 e 1103, Setor Oeste, CEP 74140-110, Goiânia (GO)

Direitos Reservados à ® | 2020

Content

Informe seus dados

ajuda-chat
ajuda-chat
ajuda-chat_open