Logo

Informação se Doa. Conhecimento se Vende

Informação é produzida para ser doada. Você, leitor e leitora, quer uma prova disto? Dou-lhe este texto como resposta, e o envio, inclusive, via WhatsApp, canal também gratuito.

 

Motiva o acesso livre ao manancial de informações consolidadas em sites temáticos e de categorias. Até jornais possuem “degustação” por período bastante longo. Se fizermos rodízio, leremos todos os dias as notícias “quentes” sem pagar nada.

 

Mas, como diria um sábio popular, “Não existe almoço de graça”. Pessoa física ou jurídica paga a conta, mesmo que com vistas a prospectar futuros clientes.

 

Se assim nos regozijamos na era da informação digital livremente distribuída, com o conhecimento seria diferente.

 

De acordo com Jean-François Lyotard, nosso ceticismo para com as metanarrativas do passado e a evolução tecnológica extrema levaram a um câmbio no modo como nos relacionamos com o conhecimento.

 

Os gadgets transformaram nossas atitudes, ao mesmo tempo em que o conhecimento se tornou algo que pode ser arquivado em bancos de dados, deslocado, comprado e vendido. É a mercantilização do conhecimento.

 

A primeira implicação disto é que o conhecimento se exterioriza, e não é mais algo que ajuda no desenvolvimento da mente, cabedal capaz de nos transformar.

 

A segunda, está em que o conhecimento também se desconecta das questões sobre a verdade; passa a ser julgado não em termos do quanto é verdadeiro, mas em termos do quão bem serve a certos fins.

 

Quando deixamos de fazer perguntas sobre o conhecimento, tais como “isso é verdadeiro?”, e começamos a questionar “como isso pode ser vendido?”, o conhecimento se torna uma mercadoria, e as corporações privadas podem começar a controlar o fluxo de conhecimento, decidindo quem pode acessar e quando.

 

 

Referência: O Livro da Filosofia / trad. Douglas Kim. 1 ed. São Paulo. Globo Livros, 2016, pp. 298-299.

 

Resenhado por:

DEUSMAR JOSÉ RODRIGUES

Contador e Advogado

 

CONTATO:

www.ottcontabilidade.com.br

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Fale Conosco

Fone(s): (62) 3624-4268 / (62) 3624-4139

contato@ottcontabilidade.com.br

Localização

Av. T-7, n.º 371, Edif. Lourenço Office, salas 1102 e 1103, Setor Oeste, CEP 74140-110, Goiânia (GO)

Direitos Reservados à ® | 2020

Content

Informe seus dados

ajuda-chat
ajuda-chat
ajuda-chat_open